SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número34Gênese e questões epistemológicas da psicologia clínica perinatalO homem perante o gozo feminino: a impotência e o fetiche como incidências possíveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

GUIMARAES, Ana Rosa Gonçalves de Paula. As melancolias e as depressões: o biopoder, as produções de sentido e de discursos. Cad. psicanal. [online]. 2016, vol.38, n.34, pp. 93-111. ISSN 1413-6295.

O objetivo deste estudo é o de apresentar as produções de sentidos das melancolias e depressões, a partir de um breve histórico dos estudos psicanalíticos de Fédida (2009), Dunker (2015), Kehl (2009), entre outros. Para isso, partiu-se dos conceitos de história, discurso, construção social de sentido e vontade de verdade, propostos por Foucault (1979; 1995). Para fundamentar a leitura sobre o entendimento do que seria a depressão na atualidade, foi realizado um levantamento sobre o deslocamento semântico do termo, as ideologias permeadas pelos diagnósticos e medicalizações em excesso, assim como o contexto histórico-social da hipermodernidade, o qual circunscreve e nomeia alguns de seus sujeitos sociais como deprimidos.

Palavras-chave : Melancolia; Depressão; Discurso; História; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License