SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número34O estatuto ético do inconsciente e a presença do analistaEficácia e efeitos terapêuticos em psicanálise: uma leitura a partir do caso francês índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

SOUTO, Jailma Belarmino et al. As vias da transexualidade sob a luz da psicanálise. Cad. psicanal. [online]. 2016, vol.38, n.34, pp. 187-206. ISSN 1413-6295.

O artigo objetiva desenvolver uma análise do caso de uma transexual protagonista do filme Transamérica, a partir dos pressupostos teóricos da psicanálise. No estudo, são tecidas considerações sobre algumas concepções que permeiam o universo da transexualidade, justificadas muitas vezes pelas leituras de identidade e de práticas de gênero, como também pela ótica da medicina. É sabido que a psicanálise, através do conceito de inconsciente, pulveriza as noções de normal e patológico e seus desdobramentos podem ser discutidos no campo da transexualidade, um fenômeno responsável pelo surgimento de grandes interrogações sobre as noções de identidade, normalidade e patologia na sociedade.

Palavras-chave : Transexualidade; Psicanálise; Estruturas clínicas; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License