SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número34Eficácia e efeitos terapêuticos em psicanálise: uma leitura a partir do caso francês«Vous les femmes...»: A propósito da sexualidade feminina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

ASSEMANY, Nancy Mendonça. Superestimulação na infância: uma questão contemporânea. Cad. psicanal. [online]. 2016, vol.38, n.34, pp. 231-243. ISSN 1413-6295.

O presente artigo objetiva discutir a infância na perspectiva das ações voltadas para o desenvolvimento das crianças na contemporaneidade. Ao abordarmos este tema, devemos considerar o contexto e a cultura onde o fenômeno ocorre. Como forma de facilitar a compreensão será apresentado o enfoque dado à infância como categoria histórica e sua apropriação como categoria psicanalítica. A trajetória clínica do acompanhamento das famílias com crianças contribuiu para que questionássemos a situação atual da infância frente à superestimulação, entendida como a pressão para que as crianças respondam o mais cedo possível a demandas externas visando o seu desenvolvimento. A leitura e análise de publicações, livros, discussões atuais sobre como a infância está sendo constituída nas famílias contemporâneas, fundamentaram a formulação das questões abordadas.

Palavras-chave : Infância; Superestimulação; Educação; Tecnologia; Infância abreviada; Contemporaneidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License