SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número35Uma reflexão conceitual entre identificação projetiva e enactment: O analista implicadoA angústia nas neuroses atuais: uma questão para a clínica contemporânea? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versión On-line ISSN 1413-6295

Resumen

CIDADE, Natália de Oliveira de Paula  y  ZORNIG, Silvia Abu-Jamra. Trauma, temporalidade e inscrição psíquica. Cad. psicanal. [online]. 2016, vol.38, n.35, pp. 29-47. ISSN 1413-6295.

Tendo a clínica dos sofrimentos narcísico-identitários como referência, o artigo visa discutir a questão do trauma enquanto excesso pulsional, enfocando, principalmente, as possibilidades de inscrição psíquica e a temporalidade do traumático, ambos comportando particularidades significativas. Dessa forma, a representação deixa de ser a única função possível e desejável a ser alcançada pelo psiquismo e o que não é representado pode permanecer enquanto potencialidade de elaboração do evento traumático a partir do encontro com a alteridade, e não apenas enquanto compulsão à repetição.

Palabras clave : Trauma; Irrepresentável; Temporalidade; Clínica psicanalítica; Inscrição psíquica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License