SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue35From blue hues to melancholy: a path in the female constitutionThe Purpose of Nagiko's writing in the film "The Pillow Book" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

KUSHNIR, Camila Quinteiro. O processo de cronificação em saúde mental: quando os estados-limite configuram uma adição de transferência. Cad. psicanal. [online]. 2016, vol.38, n.35, pp. 85-97. ISSN 1413-6295.

Por meio da experiência em um ambulatório público, percebeu-se um fenômeno de nova cronificação dos dispositivos substitutivos de saúde mental. Usuários tornavam-se dependentes dos atendimentos, relatando, com o tempo, piora dos sintomas. Em análise, mostravam-se dominados por uma forte sensação de vazio, produzindo demandas que extrapolavam o setting - estados em que a inconsistência dos limites psíquicos acarreta uma dificuldade na expressão do pensamento e na simbolização. O forte vínculo com a instituição, configurado como adição de transferência, revela-se, assim, uma estratégia para esses sujeitos lidarem com suas fragilidades narcísicas.

Keywords : Narcisismo; Transferência; Estados-limite; Adição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License