SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número35Dos matizes azuis à melancolia: um caminho na constituição do femininoA função da escrita de Nagiko no filme "O Livro de Cabeceira" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

KUSHNIR, Camila Quinteiro. O processo de cronificação em saúde mental: quando os estados-limite configuram uma adição de transferência. Cad. psicanal. [online]. 2016, vol.38, n.35, pp. 85-97. ISSN 1413-6295.

Por meio da experiência em um ambulatório público, percebeu-se um fenômeno de nova cronificação dos dispositivos substitutivos de saúde mental. Usuários tornavam-se dependentes dos atendimentos, relatando, com o tempo, piora dos sintomas. Em análise, mostravam-se dominados por uma forte sensação de vazio, produzindo demandas que extrapolavam o setting - estados em que a inconsistência dos limites psíquicos acarreta uma dificuldade na expressão do pensamento e na simbolização. O forte vínculo com a instituição, configurado como adição de transferência, revela-se, assim, uma estratégia para esses sujeitos lidarem com suas fragilidades narcísicas.

Palavras-chave : Narcisismo; Transferência; Estados-limite; Adição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License