SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número36A face humana, demasiadamente humana, da angústia em Freud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

MIZRAHI, Beatriz Gang. Winnicott, Kohut e a teoria da intersubjetividade: uma psicanálise do pertencimento frente à precariedade contemporânea dos vínculos. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.36, pp. 11-29. ISSN 1413-6295.

As questões de muitos pacientes apontam a precariedade do contexto social: dificuldade de encontrar trabalho estável ou relações duradouras são fontes de sofrimento, revelando a fragilidade ou ausência de um sentimento consistente de pertencer. Depois de recorrer a certas contribuições da sociologia para compreender essa precariedade dos vínculos, relacionando-a à dissolução das proteções sociais, recorro a autores da Psicanálise que valorizam a experiência subjetiva de pertencer a um ambiente empático como fundamental no processo de subjetivação, encontrando em suas ideias uma importante ferramenta crítica para a validação dos aspectos potencialmente traumáticos dessa nova realidade social.

Palavras-chave : Pertencimento; Contexto; Empatia; Kohut; Winnicott; Intersubjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License