SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número36A face humana, demasiadamente humana, da angústia em FreudA Teoria da Comunicação no pensamento clínico de Donald W. Winnicott índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versión On-line ISSN 1413-6295

Resumen

HAYASHIDA, Paula Rocha  y  ALMEIDA, Marcela Toledo França de. Fantasia e angústia na obra de Hayao Miyasaki. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.36, pp. 47-63. ISSN 1413-6295.

Apesar de os fundamentos do pensamento psicanalítico emergirem da clínica, Freud nunca se furtou a recorrer aos artistas para o aprofundamento da construção teórica, acerca das experiências retomadas no trabalho de psicanálise. Tendo isso como premissa, este artigo buscou entender os conceitos psicanalíticos de angústia e fantasia à luz das animações japonesas de Hayao Miyasaki (1941). O estranhamento provocado pela obra de Hayao Miyasaki proporciona uma experiência que, em muito, se assemelha à fantasia e sua aproximação do afeto de angústia no trabalho de psicanálise. A partir disso, o presente trabalho se propõe pensar em que medida não se trataria a análise de um atravessamento da angústia e a importância da ética para que esta condição se sustente.

Palabras clave : Fantasy; Anguish; Antithetic; Miyasaki.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License