SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número36Fantasia e angústia na obra de Hayao MiyasakiGênero e forma literária: considerações sobre a estrutura ficcional dos casos clínicos em psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

SILVA, Sergio Gomes da  e  PEIXOTO JUNIOR, Carlos Augusto. A Teoria da Comunicação no pensamento clínico de Donald W. Winnicott. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.36, pp. 65-83. ISSN 1413-6295.

O presente artigo objetiva analisar as principais contribuições do analista e pediatra inglês Donald W. Winnicott sobre a constituição de uma teoria da comunicação no processo maturacional. Discute-se primeiramente a comunicação não verbal estabelecida entre o par mãe-bebê e expressa por meio de espelhamento e subjetivação, para, em seguida, discutir três formas de não comunicação: a não comunicação simples, relacionada aos estados tranquilos e de não integração vividos pelo bebê; a não comunicação ativa, expressão da saúde psíquica e originária da relação materno-infantil através de gestos, expressões ou das primeiras formas de linguagem verbal; e, por fim, a não comunicação reativa, essencialmente patológica e oriunda das falhas ambientais durante o processo maturacional.

Palavras-chave : Comunicação; Não comunicação; Teoria do desenvolvimento emocional; Winnicott.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License