SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número36A Teoria da Comunicação no pensamento clínico de Donald W. WinnicottRupturas e continuidades na "costura enigmática": elucidações sobre a visão foucaultiana da discursividade psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

DUNKER, Christian Ingo Lenz  e  RAVANELLO, Tiago. Gênero e forma literária: considerações sobre a estrutura ficcional dos casos clínicos em psicanálise. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.36, pp. 87-102. ISSN 1413-6295.

Frente às inúmeras críticas destinadas aos relatos de casos clínicos, sejam elas internas ou externas ao campo psicanalítico, pelo que esses escapam ao modo de empiria, relato e comprovação científica importados por saberes psi de outros ramos da ciência, propomos a retomada do problema, através da distinção entre dois diferentes níveis de abordagem: o exame em extensão da categoria de gênero literário, enquanto ordenador metadiscursivo, segundo o qual o caso clínico se aproxima do romance policial; e o exame em intensão, através da delimitação da forma literária, que confere estrutura específica ao caso clínico pelo modo de encaminhamento de suas propriedades discursivas e, em especial, a estratégia de inclusão do estranho relativo à prática clínica.

Palavras-chave : Psicanálise; Clínica; Relato.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License