SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número36Rupturas e continuidades na "costura enigmática": elucidações sobre a visão foucaultiana da discursividade psicanalítica"... lá onde o amor é tecido de desejo ...": lalangue e a irrupção do equívoco na língua índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versión On-line ISSN 1413-6295

Resumen

TOTOLI, Flávia Costa  y  MARCOS, Cristina Moreira. Psicanálise e Toxicomania: o gozo da droga e a ruptura com o gozo fálico. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.36, pp. 125-140. ISSN 1413-6295.

Este trabalho tem como objetivo abordar a toxicomania através da psicanálise de orientação lacaniana, para a qual importa menos uma definição da toxicomania do que o lugar e a função que a droga ocupa para o toxicômano. A partir da afirmação de que a toxicomania é transestrutural e de que cada sujeito possui sua peculiar relação com a droga, pretendemos demonstrar o uso da droga na neurose e na psicose, explicitando os diferentes modos de gozo e sua relação com o Outro e com o objeto. A afirmação de Lacan, segundo a qual a droga é o que permite a ruptura do casamento do sujeito com o falo e nos fornece o eixo central para a discussão.

Palabras clave : Toxicomania; Psicanálise; Gozo; Neurose; Psicose.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License