SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número36Psicanálise e Toxicomania: o gozo da droga e a ruptura com o gozo fálicoConsiderações sobre a noção de nome próprio em Lacan: entre o significante e a letra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

TFOUNI, Leda Verdiani; PROTTIS, Marcella Marjory Massolini Laureano  e  BARTIJOTTO, Juliana. "... lá onde o amor é tecido de desejo ...": lalangue e a irrupção do equívoco na língua. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.36, pp. 141-159. ISSN 1413-6295.

Este artigo aborda o equívoco como a irrupção do real que se materializa na cadeia de significantes, isto é, no discurso. Observamos que lalangue, aquilo que da língua marca um sem sentido, está articulada ao equívoco. Para realizar essa investigação, recorremos às contribuições da psicanálise lacaniana e da análise do discurso pêcheutiana (AD). Ambas são ciências indiciárias, que admitem a língua e o discurso como estruturas incompletas, faltantes. A fim de delimitar a lalangue na sua relação com o equívoco, propomos que o equívoco irrompa sustentado pela pulsão e pela incompletude da língua e procuramos estabelecer uma conexão entre o objeto (a) causa do desejo e a pulsão, que sustenta e demarca a falta.

Palavras-chave : Equívoco; Objeto (a); Lalangue; Sujeito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License