SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue36"...there where love is woven with desire...": lalangue and the irruption of misconception in languageTrauma and narrative: the impact of leukemia in childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

SILVA, Lívia Campos e; CARVALHO, Isalena Santos  and  CHATELARD, Daniela Scheinkman. Considerações sobre a noção de nome próprio em Lacan: entre o significante e a letra. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.36, pp. 161-174. ISSN 1413-6295.

Esse trabalho tem o objetivo de investigar o modo como a noção de nome próprio é trabalhada por Lacan a partir do tema da Identificação. Segundo Lacan, o nome próprio não é definido como a designação de um elemento particular. Tampouco é entendido como um significante de combinação sonora especial. Ele está intimamente vinculado ao fenômeno da escrita e à noção de letra, enquanto suporte do significante. Argumenta-se que a identificação ao nome próprio inclui a necessidade de um ato de leitura, capaz de implicar uma tomada de posição subjetiva. Faz-se importante destacar que a linguagem que o estrutura não se reduz a uma função representacional, mas adquire estatuto de um ato.

Keywords : Nome próprio; Identificação; Letra; Significante; Ato.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License