SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número36"... lá onde o amor é tecido de desejo ...": lalangue e a irrupção do equívoco na línguaTrauma e narrativa: o impacto da leucemia na infância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versión On-line ISSN 1413-6295

Resumen

SILVA, Lívia Campos e; CARVALHO, Isalena Santos  y  CHATELARD, Daniela Scheinkman. Considerações sobre a noção de nome próprio em Lacan: entre o significante e a letra. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.36, pp. 161-174. ISSN 1413-6295.

Esse trabalho tem o objetivo de investigar o modo como a noção de nome próprio é trabalhada por Lacan a partir do tema da Identificação. Segundo Lacan, o nome próprio não é definido como a designação de um elemento particular. Tampouco é entendido como um significante de combinação sonora especial. Ele está intimamente vinculado ao fenômeno da escrita e à noção de letra, enquanto suporte do significante. Argumenta-se que a identificação ao nome próprio inclui a necessidade de um ato de leitura, capaz de implicar uma tomada de posição subjetiva. Faz-se importante destacar que a linguagem que o estrutura não se reduz a uma função representacional, mas adquire estatuto de um ato.

Palabras clave : Nome próprio; Identificação; Letra; Significante; Ato.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License