SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue36Considerations about the notion of proper name in Lacan: between the signifier and the letterMonogamy in Freud's work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

PEREIRA, Luana Flores  and  WINOGRAD, Monah. Trauma e narrativa: o impacto da leucemia na infância. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.36, pp. 175-198. ISSN 1413-6295.

O presente artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo investigar o impacto da leucemia infantil na subjetividade das crianças. O trabalho foi norteado pelo conceito psicanalítico de trauma principalmente em Sigmund Freud, Donald Winnicott e Sándor Ferenczi. Para escutar sobre as experiências das crianças internadas em tratamento para leucemia, foram realizadas entrevistas semiabertas no Hemorio (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti). Uma análise qualitativa das narrativas evidencia os aspectos próprios do trauma, como o excesso, o desamparo, as invasões, o desmentido e a ameaça de morte. Assim, diante do impacto, resta a necessidade de elaboração: através do narrar, e do brincar.

Keywords : Leucemia infantil; Trauma; Psicanálise; Narrativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License