SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número36Considerações sobre a noção de nome próprio em Lacan: entre o significante e a letraA monogamia na obra de Freud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versión On-line ISSN 1413-6295

Resumen

PEREIRA, Luana Flores  y  WINOGRAD, Monah. Trauma e narrativa: o impacto da leucemia na infância. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.36, pp. 175-198. ISSN 1413-6295.

O presente artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo investigar o impacto da leucemia infantil na subjetividade das crianças. O trabalho foi norteado pelo conceito psicanalítico de trauma principalmente em Sigmund Freud, Donald Winnicott e Sándor Ferenczi. Para escutar sobre as experiências das crianças internadas em tratamento para leucemia, foram realizadas entrevistas semiabertas no Hemorio (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti). Uma análise qualitativa das narrativas evidencia os aspectos próprios do trauma, como o excesso, o desamparo, as invasões, o desmentido e a ameaça de morte. Assim, diante do impacto, resta a necessidade de elaboração: através do narrar, e do brincar.

Palabras clave : Leucemia infantil; Trauma; Psicanálise; Narrativas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License