SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue37Depression in current times: psychic structure or metaphor of the psyche? A dialogue between Maria Rita Kehl and Pierre Fédida author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

PENNA, Carla. O campo dos afetos: fontes de sofrimento, fontes de econhecimento. Dimensões pessoais e coletivas. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.37, pp. 11-27. ISSN 1413-6295.

Este artigo introduz uma reflexão sobre como os afetos, emoções e sentimentos encontram-se atrelados a fenômenos intersubjetivos e trans-subjetivos apontando para o fato de que eles podem, não apenas influenciar, mas dar forma à estrutura social em diferentes dimensões. Desta forma, explora, na interface da psicanálise, da sociologia e da filosofia, a influência dos afetos na determinação de formas e fontes de sofrimento pessoal e social no mundo contemporâneo. Além disso, aponta para as possíveis formas e fontes de reconhecimento disponíveis na atualidade, buscando envolver o psicanalista em um compromisso ético, como 'agente de cuidado', onde o reconhecimento da alteridade seja fomentado.

Keywords : Campo dos afetos; Sofrimento pessoal e social; Contemporaneidade; Reconhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License