SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número37O campo dos afetos: fontes de sofrimento, fontes de econhecimento. Dimensões pessoais e coletivasDo "reconhecimento identitário" em Axel Honneth à "despossessão de si" de Judith Butler: subsídios para pensar a dimensão política da psicanálise índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versión On-line ISSN 1413-6295

Resumen

HEGUEDUSCH, Carolina Villanova; JUSTO, José Sterza  y  MOLINA, José Artur. Depressão na atualidade: estrutura psíquica ou metáfora do psiquismo? Um diálogo entre Maria Rita Kehl e Pierre Fédida. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.37, pp. 29-51. ISSN 1413-6295.

Da loucura genial dos filósofos antigos à ação da bílis negra, da influência astral de Saturno à acédia cristã, da criação à inibição, a melancolia sempre foi um tema que instigou a curiosidade investigativa do homem. Assim, acontece com sua sucedânea, a depressão, hoje bastante presente nos mais diferentes discursos. Este artigo, longe da pretensão de definir um significado à depressão, busca manter vivo o debate, ao pensá-la como um fenômeno complexo e desvelador das subjetivações contemporâneas. Dessa forma, pretende-se costurar um diálogo entre os autores: Maria Rita Kehl e Pierre Fédida, que dedicaram seus estudos à depressão, movimentando o pensamento psicanalítico.

Palabras clave : Depressão; Atualidade; Psicanálise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License