SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número37Depressão na atualidade: estrutura psíquica ou metáfora do psiquismo? Um diálogo entre Maria Rita Kehl e Pierre FédidaO irrepresentável em Harmada, de João Gilberto Noll índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

MACIEL, Maria Regina. Do "reconhecimento identitário" em Axel Honneth à "despossessão de si" de Judith Butler: subsídios para pensar a dimensão política da psicanálise. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.37, pp. 53-64. ISSN 1413-6295.

Este trabalho busca extrair do campo psicanalítico, a sua dimensão política. Isto é feito a partir, especialmente, dos argumentos de dois filósofos de referência nos debates contemporâneos sobre o tema: Axel Honneth e Judith Butler. Ele se engaja, também, mais diretamente com a literatura psicanalítica e as repercussões do debate no Brasil. Tendo a psicanálise como eixo norteador e frente à aspiração de novas formas mais horizontalizadas de fazer política hoje, o texto procura subsídios, mais especificamente, na noção de "reconhecimento identitário", do primeiro teórico, e na de "despossessão de si", da segunda pensadora.

Palavras-chave : Reconhecimento; Política; Psicanálise; Honneth; Butler.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License