SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número37Do "reconhecimento identitário" em Axel Honneth à "despossessão de si" de Judith Butler: subsídios para pensar a dimensão política da psicanáliseGenealogia do sujeito e da psicanálise na obra freudiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

PEREIRA, Caciana Linhares. O irrepresentável em Harmada, de João Gilberto Noll. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.37, pp. 53-64. ISSN 1413-6295.

O artigo aborda aspectos da ficção brasileira produzida a partir da década de 80, dirigindo-se de modo específico, a Harmada, livro de João Gilberto Noll. As insígnias do abalo, do extravio, do cataclismo e do terremoto são relacionadas a um objeto produzido pela incidência dos produtos da ciência, do advento da técnica e do massacre de massa: a ruína. Este objeto teria a particularidade de mostrar o que não pode ser capturado pela representação e pelo sentido. A proposição é a de que Harmada desconstrói, em sua forma, a unidade imaginária da estrutura narrativa e, nesse procedimento, faz emergir um vazio correlativo do próprio sujeito. Vazio que remete ao que, em uma obra de arte, constitui seu núcleo real.

Palavras-chave : Harmada; Psicanálise; Arte; Representação; Real.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License