SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue37The unrepresentable in João Gilberto Noll's HarmadaFreud, Lacan and the hyperreality in the transmission of psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

PERACHI, Camila Taiara;  and  PASQUALATTO, Tamara Havana dos Rei. Genealogia do sujeito e da psicanálise na obra freudiana. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.37, pp. 83-98. ISSN 1413-6295.

O nascimento da Psicanálise é decorrente da escuta clínica freudiana que produz e é produzida, ao mesmo tempo, pela valorização da palavra como ato psíquico. Neste artigo, propomos duas questões: qual a função da linguagem na constituição psíquica do ser humano? E qual sua relevância na fundação da Psicanálise e na elaboração do conceito de inconsciente freudiano? Sabendo que a psicanálise nasceu com o propósito de desrecalcamento por meio da fala e que as formações do inconsciente são denunciadas na linguagem, constatamos que o inconsciente e a própria psicanálise não seriam possíveis sem a palavra e o estudo freudiano do funcionamento tópico, dinâmico e econômico da linguagem no aparelho psíquico. Foi, portanto, a partir da clínica psicanalítica inaugurada no início do século XX, por Sigmund Freud, que a palavra deixou de ser apenas um instrumento de comunicação para tornar-se também um instrumento de cura.

Keywords : Psicanálise; Linguagem; Freud.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License