SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número37O irrepresentável em Harmada, de João Gilberto NollFreud, Lacan e a hiper-realidade na transmissão da psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

PERACHI, Camila Taiara;  e  PASQUALATTO, Tamara Havana dos Rei. Genealogia do sujeito e da psicanálise na obra freudiana. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.37, pp. 83-98. ISSN 1413-6295.

O nascimento da Psicanálise é decorrente da escuta clínica freudiana que produz e é produzida, ao mesmo tempo, pela valorização da palavra como ato psíquico. Neste artigo, propomos duas questões: qual a função da linguagem na constituição psíquica do ser humano? E qual sua relevância na fundação da Psicanálise e na elaboração do conceito de inconsciente freudiano? Sabendo que a psicanálise nasceu com o propósito de desrecalcamento por meio da fala e que as formações do inconsciente são denunciadas na linguagem, constatamos que o inconsciente e a própria psicanálise não seriam possíveis sem a palavra e o estudo freudiano do funcionamento tópico, dinâmico e econômico da linguagem no aparelho psíquico. Foi, portanto, a partir da clínica psicanalítica inaugurada no início do século XX, por Sigmund Freud, que a palavra deixou de ser apenas um instrumento de comunicação para tornar-se também um instrumento de cura.

Palavras-chave : Psicanálise; Linguagem; Freud.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License