SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue37Genealogy of the subject and of Psychoanalysis in the Freudian workThe traumatolytic function of dreams by drug use in drug addiction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

VITORELLO, Daniel Migliani. Freud, Lacan e a hiper-realidade na transmissão da psicanálise. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.37, pp. 99-113. ISSN 1413-6295.

O objetivo do artigo é abordar alguns paradoxos sobre a transmissão em psicanálise. Uma vez que a transmissão do saber psicanalítico é regulada pela transferência, tratou-se de apontar, em primeiro lugar, que a transferência pode se tornar um instrumento de controle, ou ainda, uma relação de poder transvestida de discurso analítico. Em segundo lugar, na teoria da técnica, buscou-se mostrar, através do ensino de Freud e Lacan, que, muitas vezes, o que se transmite é da ordem de um ideal, ou ainda, de um simulacro, enquanto que a realidade da prática clínica fica invisível. Assim, foi possível associar a transmissão da técnica em psicanálise com a noção de hiper-realidade de Baudrillard, já que para esse autor, quando se passa a se relacionar mais com o simulacro do que com a realidade, desloca-se assim para uma hiper-realidade que se apresenta mais real que a própria realidade.

Keywords : Transmissão da psicanálise; Transferência; Hiper-realidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License