SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número37Genealogia do sujeito e da psicanálise na obra freudianaA função traumatolítica dos sonhos com o uso de drogas na toxicomania índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

VITORELLO, Daniel Migliani. Freud, Lacan e a hiper-realidade na transmissão da psicanálise. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.37, pp. 99-113. ISSN 1413-6295.

O objetivo do artigo é abordar alguns paradoxos sobre a transmissão em psicanálise. Uma vez que a transmissão do saber psicanalítico é regulada pela transferência, tratou-se de apontar, em primeiro lugar, que a transferência pode se tornar um instrumento de controle, ou ainda, uma relação de poder transvestida de discurso analítico. Em segundo lugar, na teoria da técnica, buscou-se mostrar, através do ensino de Freud e Lacan, que, muitas vezes, o que se transmite é da ordem de um ideal, ou ainda, de um simulacro, enquanto que a realidade da prática clínica fica invisível. Assim, foi possível associar a transmissão da técnica em psicanálise com a noção de hiper-realidade de Baudrillard, já que para esse autor, quando se passa a se relacionar mais com o simulacro do que com a realidade, desloca-se assim para uma hiper-realidade que se apresenta mais real que a própria realidade.

Palavras-chave : Transmissão da psicanálise; Transferência; Hiper-realidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License