SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue37Freud, Lacan and the hyperreality in the transmission of psychoanalysisThe adult/child dyad in Rousseau and Freud and its resonances in the contemporary child's psychoanalytic clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

PEREIRA, Douglas Rodrigo. A função traumatolítica dos sonhos com o uso de drogas na toxicomania. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.37, pp. 115-134. ISSN 1413-6295.

Neste artigo, tenho o objetivo de realizar reflexões sobre a natureza do sonho, com o uso de drogas na toxicomania. Por meio de fragmentos de um caso clínico, trata-se de articular os citados sonhos com as postulações de Ferenczi sobre a experiência onírica. É a função traumatolítica dos sonhos que será focada. Estaríamos diante de uma repetição elaborativa do trauma? A droga pode ser entendida como um elemento externo, que é incorporado nessa série de repetições em busca de elaboração? Percorro, sucintamente e de forma panorâmica, os seguintes pontos: 1) as teorias do sonho em Freud; 2) o trauma em Ferenczi e 3) a função traumatolítica dos sonhos.

Keywords : Toxicomania; Trauma; Sonhos; Função traumatolítica dos sonhos; Ferenczi; Psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License