SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue37The adult/child dyad in Rousseau and Freud and its resonances in the contemporary child's psychoanalytic clinicSymbolic representations of money in Freudian theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

PONCE, Larissa Garcia  and  RIBEIRO, Diana Pancini de Sá Antunes. O caso Maura: o uso de mediadores dialógicos no setting analítico. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.37, pp. 151-167. ISSN 1413-6295.

O texto discute, a partir de breve exposição da teoria da comunicação na obra de D. W. Winnicott e Clare B. Winnicott e da apresentação de um caso clínico, sobre outras possibilidades de comunicação psicanalítica no setting, por meio do uso de mediadores dialógicos. O uso destes recursos tem por objetivo viabilizar o estabelecimento de comunicação espontânea entre paciente e psicoterapeuta por via menos direta de conteúdos do que a comunicação verbal. A possibilidade do uso deste recurso no setting se dá pelo respeito às necessidades específicas do paciente, tal como ocorreu no caso apresentado.

Keywords : Psicanálise; Winnicott; Setting; Mediadores dialógicos; Comunicação espontânea.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License