SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue37The Maura case: the use of dialogic mediators in the analytical settingMigration/exile and the loss of the mother tongue author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

SILVA, Lillian Nathalie Oliveira da  and  HENRIQUES, Rogério da Silva Paes. Representações simbólicas do dinheiro na obra freudiana. Cad. psicanal. [online]. 2017, vol.39, n.37, pp. 169-183. ISSN 1413-6295.

Nas situações cotidianas, o dinheiro aparece com acentuada relevância e torna-se difícil a delimitação de um contexto, em que ele não esteja direta/indiretamente envolvido. Estudos econômicos apontam que a racionalidade frente ao dinheiro se faz limitada e insuficiente frente aos comportamentos financeiros. Considerando a importância com que é revestido, o artigo pretende abarcar como o dinheiro é tratado na obra freudiana, através de uma releitura dos artigos, em que Freud lida, diretamente, com a questão monetária. Em Freud, o dinheiro aparece permeado por diversas simbolizações, atrelando-se de forma permanente aos distintos mecanismos do aparelho psíquico.

Keywords : Freud; Dinheiro; Pulsão; Simbolização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License