SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número38O fazer analítico nos dias atuais"Bala perdida": Um ensaio sobre narcisismo e violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

DUARTE, André de Paulo  e  SOUZA, Elizabeth Cristina Landi de Lima e. Da droga do sujeito ao sujeito da droga: no meio da clínica havia um sujeito. Cad. psicanal. [online]. 2018, vol.40, n.38, pp. 27-46. ISSN 1413-6295.

Este artigo propõe o aprofundamento teórico e clínico em psicanálise sobre o sujeito e a sua relação com a droga, a partir de levantamento bibliográfico e atendimentos realizados em um Centro de Estudos. Abordando um ponto de vista ético sobre a toxicomania, considerou-se a fantasia como um freio às repetições relativas à pulsão de morte e ao gozo referente ao uso repetitivo e ritualizado de drogas. Assim, a direção do tratamento baseou-se na possibilidade de que o paciente costurasse fantasias inconscientes referentes à sua história, a partir da associação livre e do investimento libidinal na figura do analista, enquanto objeto na transferência.

Palavras-chave : Clínica psicanalítica; Toxicomania; Drogas; Fantasia; Sujeito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License