SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número39Neurose obsessiva e tempo: incidências da aceleração social?Trauma e dissociação na "contemporaneidade" De volta ao assunto vinte anos depois índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

BICHUETTI, Luciana Pontes. As contribuições winnicottianas para a clínica com adolescentes: o caso Patrick e a retomada do processo de amadurecimento na adolescência. Cad. psicanal. [online]. 2018, vol.40, n.39, pp. 67-90. ISSN 1413-6295.

O objetivo deste artigo é mostrar algumas concepções winnicottianas relativas à clínica com adolescentes. Sabe-se que atualmente tem crescido a demanda por atendimento psicológico de adolescentes para tratamento de diversos distúrbios psíquicos ou dificuldades relacionadas a violência, excessivo consumo de álcool e drogas, e suicídio. Uma pergunta ressalta desse cenário: Será possível usar os aspectos favoráveis do setting psicanalítico para ajudar os adolescentes nessa complexa e difícil fase de transição entre a infância e a fase adulta? A partir do tratamento de Patrick serão abordados alguns aspectos do processo de amadurecimento e do processo psicanalítico na fase da adolescência.

Palavras-chave : Winnicott; Caso Patrick; Adolescência; Processo de amadurecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License