SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número39Trauma e dissociação na "contemporaneidade" De volta ao assunto vinte anos depoisA positividade de uma vida em fragmentos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versión On-line ISSN 1413-6295

Resumen

MORO, Marie Rose  y  RADJACK, Rahmeth. Os bebês não esquecem nada: e menos ainda a violência que sofrem excesso de traumas quotidianos em todas as culturas. Cad. psicanal. [online]. 2018, vol.40, n.39, pp. 109-123. ISSN 1413-6295.

Em toda parte as crianças são consideradas preciosas e busca-se protegê-las e encontrar a melhor maneira de fazer com que possam crescer harmoniosamente. No entanto, em toda parte fazem-nas sofrer traumas no dia a dia. Analisaremos num primeiro momento os grandes trabalhos em antropologia, psicologia e psicanálise sobre as interações dos bebês com seus pais. Mostraremos a seguir como fazemos sofrer às crianças violências no quotidiano, tanto em diferentes lugares do mundo como também no exílio, e defenderemos um acolhimento atencioso, dedicado e transcultural em nossos consultórios e na vida.

Palabras clave : bebês; transcultural; interações pais-bebês; violências; tratamento acolhedor.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License