SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número39Os bebês não esquecem nada: e menos ainda a violência que sofrem excesso de traumas quotidianos em todas as culturasO brincar negativo na teoria de André Green índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

BRUM, Stephanie Soares. A positividade de uma vida em fragmentos. Cad. psicanal. [online]. 2018, vol.40, n.39, pp. 125-144. ISSN 1413-6295.

A partir de um recorte sobre a teoria do trauma ferencziano, lançaremos nossas considerações a partir de três pontos: 1) a ideia de um desenvolvimento que se dá em decorrência de um movimento adaptativo à incidência de catástrofes; 2) em seguida adentraremos na teoria do trauma desestruturante proposta por Ferenczi, onde estudaremos de que maneira se dá a fragmentação em decorrência de um evento traumático; 3) por fim nos dedicaremos às considerações de Ferenczi no que tange a uma vida fragmentada. Nosso principal objetivo se funda em tentar apresentar a existência fragmentada como uma forma de organização psíquica distinta da neurose e dotada de positividade.

Palavras-chave : Trauma; Fragmentação; Ferenczi; Catástrofe.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License