SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número39Sobre sujeito do direito e sujeito da psicanáliseO estilo epistêmico de Michael Balint: "Grupos Balint", utopias médicas e o legado da Escola de Psicanálise de Budapeste índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

KEHL, Mariana. De uma metapsicologia borderline e sua relação com o manejo clínico na conjugalidade. Cad. psicanal. [online]. 2018, vol.40, n.39, pp. 213-227. ISSN 1413-6295.

A instituição de novos paradigmas e a fragmentação de valores tradicionais constituem-se como marcas da contemporaneidade. A clínica reflete as transformações da cultura e é convocada a se ocupar de configurações subjetivas que podem se apresentar sob a forma de quadros denominados borderline, circunscritas pela presença de elementos traumáticos e hiatos expressivos no âmbito da capacidade representacional dos sujeitos. Considerando-se a importância para a práxis psicanalítica e a escassez de trabalhos que se dediquem à conjugalidade nas patologias narcísico-identitárias e seu tratamento, o objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão teórica acerca de uma metapsicologia dos casos limítrofes e as especificidades de seu manejo clínico no contexto do atendimento de casais.

Palavras-chave : Borderline; Metapsicologia; Clínica; Conjugalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License