SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue39On a borderline metapsychology and its relationship with clinical management in conjugalityThe beginnings of psychoanalysis and the construction of the phantasy notion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

SOREANU, Raluca. O estilo epistêmico de Michael Balint: "Grupos Balint", utopias médicas e o legado da Escola de Psicanálise de Budapeste. Cad. psicanal. [online]. 2018, vol.40, n.39, pp. 229-250. ISSN 1413-6295.

Este artigo analisa a relação entre as ideias teóricas de Michael Balint sobre saúde e doença, sua prática de trabalho em grupo com médicos ("grupos Balint") e algumas ideias epistemológicas menos conhecidas da Escola de Psicanálise de Budapeste - lar psicanalítico de Balint. Embora Balint tenha começado a explorar o trabalho com grupos nos anos 1920 e 1930 em Budapeste, seu método amadureceu depois de seu exílio na Inglaterra, nos anos 1950. Este artigo baseia-se na rica correspondência de Balint encontrada nos arquivos da Sociedade Britânica de Psicanálise, e em documentos que apreendem a construção dos "grupos Balint". O objetivo aqui é recuperar a radicalidade de Balint em seu trabalho com médicos, assim como propor uma genealogia desta radicalidade. Em primeira instância, reconstruímos o clima cultural e político de Budapeste nos anos 1920 e 1930. Em um segundo momento, nos concentramos nas ideias de Sándor Ferenczi sobre epistemologia e sobre a relação entre psicanálise e medicina. Em seguida, discutimos o lugar da contratransferência na Escola de Psicanálise de Budapeste. Finalmente, abordamos as particularidades do encontro entre psicanálise e medicina tal como se deu na Inglaterra, nos anos 1950.

Keywords : Michael Balint; Grupos Balint; Escola de Psicanálise de Budapest; Contratransferência; Utraquismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License