SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número39De uma metapsicologia borderline e sua relação com o manejo clínico na conjugalidadeOs primórdios da psicanálise e a construção da noção de fantasia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

SOREANU, Raluca. O estilo epistêmico de Michael Balint: "Grupos Balint", utopias médicas e o legado da Escola de Psicanálise de Budapeste. Cad. psicanal. [online]. 2018, vol.40, n.39, pp. 229-250. ISSN 1413-6295.

Este artigo analisa a relação entre as ideias teóricas de Michael Balint sobre saúde e doença, sua prática de trabalho em grupo com médicos ("grupos Balint") e algumas ideias epistemológicas menos conhecidas da Escola de Psicanálise de Budapeste - lar psicanalítico de Balint. Embora Balint tenha começado a explorar o trabalho com grupos nos anos 1920 e 1930 em Budapeste, seu método amadureceu depois de seu exílio na Inglaterra, nos anos 1950. Este artigo baseia-se na rica correspondência de Balint encontrada nos arquivos da Sociedade Britânica de Psicanálise, e em documentos que apreendem a construção dos "grupos Balint". O objetivo aqui é recuperar a radicalidade de Balint em seu trabalho com médicos, assim como propor uma genealogia desta radicalidade. Em primeira instância, reconstruímos o clima cultural e político de Budapeste nos anos 1920 e 1930. Em um segundo momento, nos concentramos nas ideias de Sándor Ferenczi sobre epistemologia e sobre a relação entre psicanálise e medicina. Em seguida, discutimos o lugar da contratransferência na Escola de Psicanálise de Budapeste. Finalmente, abordamos as particularidades do encontro entre psicanálise e medicina tal como se deu na Inglaterra, nos anos 1950.

Palavras-chave : Michael Balint; Grupos Balint; Escola de Psicanálise de Budapest; Contratransferência; Utraquismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License