SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número39O estilo epistêmico de Michael Balint: "Grupos Balint", utopias médicas e o legado da Escola de Psicanálise de Budapeste índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

MARTINS, Renata Dahwache  e  VORSATZ, Ingrid. Os primórdios da psicanálise e a construção da noção de fantasia. Cad. psicanal. [online]. 2018, vol.40, n.39, pp. 251-272. ISSN 1413-6295.

Em suas pesquisas etiológicas em relação à clínica das neuroses, mais especificamente a da histeria, Freud se vê diante de um enigma: a problemática da fantasia. Legitima o relato de sedução das histéricas através de uma teoria que abandona em 1897, ao constatar tratar-se de uma cena, atribuindo-lhe realidade psíquica, comparando o seu mecanismo ao da criação literária e alocando seu estatuto entre realidade e ficção. A partir de uma revisão bibliográfica da obra freudiana e recorrendo pontualmente a Lacan e outros autores, pretendemos discutir as proposições iniciais de Freud sobre a fantasia, destacando seu estatuto ficcional e, não obstante, dotado de efetividade, problematizando sua articulação com a realidade psíquica e a criação literária.

Palavras-chave : Psicanálise; Fantasia; Realidade psíquica; Ficção; Criação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License