SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número40Os tempos em análise: (Ideias a partir da psicanálise e da prática psicanalítica)A virada de 1928: Sándor Ferenczi e o pensamento das relações de objeto na psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

CURADO, Bárbara Taveira Fleury  e  LAZZARINI, Eliana Rigotto. Narrativa em análise: da escrita ao conto. Cad. psicanal. [online]. 2019, vol.41, n.40, pp. 35-47. ISSN 1413-6295.

Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado que tem como premissa pontuar a proximidade que há entre psicanálise e literatura a partir da ideia de inconsciente como construção narrativa e, portanto, ficcional. Assim, a hipótese que aqui trago é de que a narração é uma necessidade e direito de todo sujeito, posto que é no ato de se contar, digo, de criar narrativas sobre si, que ele situa seu desejo e se situa diante de sua fantasia. Sendo assim, é só através de uma implicação pela narração que o sujeito pode assumir seu dito e sua vida como autor. Surgem então duas questões: fazer análise pode ser uma experiência de reescrita de si? E dentro desta contação toda, é possível pensar a clínica como um lugar de tecer ficções?

Palavras-chave : Escrita; Análise; Ficção; Narrativa; Conto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License