SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue40Narrative in analysis: from the writing to the taleTime and work in contemporaneity: notes for a research agenda in the field of psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

KUPERMANN, Daniel. A virada de 1928: Sándor Ferenczi e o pensamento das relações de objeto na psicanálise. Cad. psicanal. [online]. 2019, vol.41, n.40, pp. 49-63. ISSN 1413-6295.

Demonstramos nesse artigo que as origens do pensamento das relações de objeto na psicanálise podem ser encontradas na virada de 1928 realizada no campo psicanalítico por Sándor Ferenczi por meio da publicação de três ensaios: A adaptação da família à criança, A elasticidade da técnica psicanalítica e O problema do fim da análise. Nessa trilogia Ferenczi tece contribuições em três dimensões - metapsicologia/psicopatologia, teoria da clínica, e ética da psicanálise - que apontam para o desenvolvimento de um estilo clínico empático, inspirado em uma ética do cuidado, que foi a força motriz para a constituição do pensamento das relações de objeto na psicanálise.

Keywords : Sándor Ferenczi; Empatia; Trauma Psíquico; Clivagem; Masoquismo; Relações de Objeto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License