SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número40Narrativa em análise: da escrita ao contoTempo e trabalho na contemporaneidade: notas para uma agenda de pesquisa no campo da psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

KUPERMANN, Daniel. A virada de 1928: Sándor Ferenczi e o pensamento das relações de objeto na psicanálise. Cad. psicanal. [online]. 2019, vol.41, n.40, pp. 49-63. ISSN 1413-6295.

Demonstramos nesse artigo que as origens do pensamento das relações de objeto na psicanálise podem ser encontradas na virada de 1928 realizada no campo psicanalítico por Sándor Ferenczi por meio da publicação de três ensaios: A adaptação da família à criança, A elasticidade da técnica psicanalítica e O problema do fim da análise. Nessa trilogia Ferenczi tece contribuições em três dimensões - metapsicologia/psicopatologia, teoria da clínica, e ética da psicanálise - que apontam para o desenvolvimento de um estilo clínico empático, inspirado em uma ética do cuidado, que foi a força motriz para a constituição do pensamento das relações de objeto na psicanálise.

Palavras-chave : Sándor Ferenczi; Empatia; Trauma Psíquico; Clivagem; Masoquismo; Relações de Objeto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License