SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue401928's turning point: Sándor Ferenczi and object relations thought in psychoanalysisPsychoanalysis: present and futuro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

MORAES, Débora Ferreira Leite de  and  LOFFREDO, Ana Maria. Tempo e trabalho na contemporaneidade: notas para uma agenda de pesquisa no campo da psicanálise. Cad. psicanal. [online]. 2019, vol.41, n.40, pp. 65-82. ISSN 1413-6295.

Em termos de temporalidades, três são os aspectos principais que serão abordados neste artigo como característicos dos novos modos de regulação temporal do trabalho na contemporaneidade: o tempo de curto prazo; a impermanência e flexibilidade que, nos impondo uma renovação constante, não nos permite construir uma narrativa de longo prazo; a não distinção (mesmo que ilusória) entre o tempo de vida e o tempo de trabalho. Esses predicados da condição temporal servirão como uma espécie de cenário de onde destacaremos, ao final, algumas questões para uma agenda de pesquisa no campo específico da psicanálise.

Keywords : Psicanálise; Trabalho; Tempo; Contemporaneidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License