SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número40Sándor Ferenczi e a análise entre duas criançasA violência psicológica na mulher sob a luz da psicanálise: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

SILVA FILHO, Estanislau Alves da. A dicção: revezes retóricos: um breve estudo sobre a distinção dos conceitos de língua, linguagem, fala e discurso em Lacan. Cad. psicanal. [online]. 2019, vol.41, n.40, pp. 137-147. ISSN 1413-6295.

Haveria como dizer algo sem que isso fosse logo e prontamente transformado em sentido, decifrado e digerido? Haveria como equivocar um pouco, deixar as bases levemente inconsistentes de modo a sustentar uma insignificância? E mesmo assim dizer, falando sobre uma distinção, discorrendo e discursando sobre a língua falada e combinada, de modo a trazer à tona e reluzir alguma Coisa que esteja em campo, nesse campo psicanalítico da fala e da linguagem, cuja função do equívoco aparece no campo da lalíngua: é o que tentamos, por agridoce que seja. Ou, mais simplesmente, como intento do presente trabalho, visa-se uma discussão acerca de alguns conceitos centrais do pensamento lacaniano - a saber, língua, linguagem, fala e discurso -, de modo a realizar uma reflexão relacionada aos impasses de nosso veicular (e vincular) simbólico.

Palavras-chave : Linguagem; Língua; Fala; Discurso; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License