SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número40A dicção: revezes retóricos: um breve estudo sobre a distinção dos conceitos de língua, linguagem, fala e discurso em LacanAlguns apontamentos acerca da função psicanalítica da personalidade no campo analítico: A narrativa do analista e a do escritor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

FERREIRA, Esther de Sena  e  DANZIATO, Leonardo José Barreira. A violência psicológica na mulher sob a luz da psicanálise: um estudo de caso. Cad. psicanal. [online]. 2019, vol.41, n.40, pp. 149-168. ISSN 1413-6295.

O presente artigo apresenta a discussão e os resultados de uma pesquisa sobre a questão da violência sobre a mulher, seus efeitos subjetivos, mas muito especialmente buscamos investigar os motivos que determinam com que algumas mulheres permaneçam em relações conjugais nas quais vivenciam a violência psicológica. A pesquisa ocorreu no Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza/CE no período de fevereiro a março de 2017, onde pudemos desenvolver estudos de casos, que nos permitiram discutir a amplitude do fenômeno da violência e seus desdobramentos. Neste estudo, apresentamos um dos casos desenvolvidos na pesquisa, intitulado "Ana", para a partir dele desenvolvermos nossas proposições. Utilizamo-nos das contribuições de Freud e Lacan a respeito da sexualidade feminina, feminilidade e a escolha do objeto amoroso na mulher. O estranhamento que nos convoca ao trabalho de pesquisa é a constatação de que ainda algumas mulheres permanecem nessas relações, onde vivenciam a violência por parte do parceiro, mesmo podendo lançar mão de mecanismos legais e assistenciais que dão suporte jurídico e psicológico a essas mulheres.

Palavras-chave : Violência doméstica contra a mulher; Feminilidade; Sexualidade feminina; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License