SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número40A violência psicológica na mulher sob a luz da psicanálise: um estudo de casoA eleição de líderes totalitários no século XXI: uma leitura freudiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

RIBEIRO, Marina F. R.. Alguns apontamentos acerca da função psicanalítica da personalidade no campo analítico: A narrativa do analista e a do escritor. Cad. psicanal. [online]. 2019, vol.41, n.40, pp. 169-187. ISSN 1413-6295.

A partir do relato da experiência do escritor turco Orhan Pamuk (2010) com uma de suas leitoras, o artigo propõe uma analogia com o campo analítico, em que se faz presente a intersubjetividade analista-paciente. É apresentado o contexto teórico dos conceitos de reverie, função alfa e função psicanalítica da personalidade, criados por Bion e discutidos por autores contemporâneos. Compreendida na perspectiva de autores pós-bionianos como um campo do sonhar do analista e do analisando, a situação analítica é sempre complexa, nela podendo ser realizada a função psicanalítica da personalidade. O artigo finaliza considerando que tanto a experiência entre autor e leitor, como entre analista e analisando, em especial, a relação de intimidade e proximidade que acontece nesses dois diferentes contextos é favorecedora de transformações. Tais transformações se dão por meio da função psicanalítica da personalidade: a capacidade humana de transformar as experiências emocionais, inicialmente em estado bruto, em narrativas, a do analista e a do escritor, na busca humana incessante pela verdade e pelo sentido daquilo que é experienciado.

Palavras-chave : Reverie; Função alfa; Função psicanalítica da personalidade; Campo analítico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License