SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue40A few considerations concerning the psychoanalytic function of personality in the analytic field: The narrative of the analyst and the writerThe social bond and the subject paralyzed by tetraplegia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

LONGO, Monique Marques. A eleição de líderes totalitários no século XXI: uma leitura freudiana. Cad. psicanal. [online]. 2019, vol.41, n.40, pp. 189-201. ISSN 1413-6295.

Freud, em 1914, postulou um tipo de escolha de objetos libidinais como apoio ou anaclítico determinado pela semelhança com o pai protetor ou com a mãe que o alimentou. Em 1921, o autor complementou expondo que também as escolhas de líderes que elegemos ao longo de nossas vidas, os quais produzem homogeneidade às massas, são frutos de uma transferência de sentimentos e idealizações àquele que instauramos como Ideal de Eu. Este artigo tem como objetivo traçar um diálogo entre a psicanálise e filósofos políticos visando pensar as vicissitudes psíquicas de sujeitos que elegem líderes de características totalitárias a despeito de toda a ameaça que representam aos sistemas democráticos de governo.

Keywords : Narcisismo; Ideal de Eu; Governos Totalitários; Filosofia Política.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License