SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número40Alguns apontamentos acerca da função psicanalítica da personalidade no campo analítico: A narrativa do analista e a do escritorO laço social e o sujeito paralisado pela tetraplegia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

LONGO, Monique Marques. A eleição de líderes totalitários no século XXI: uma leitura freudiana. Cad. psicanal. [online]. 2019, vol.41, n.40, pp. 189-201. ISSN 1413-6295.

Freud, em 1914, postulou um tipo de escolha de objetos libidinais como apoio ou anaclítico determinado pela semelhança com o pai protetor ou com a mãe que o alimentou. Em 1921, o autor complementou expondo que também as escolhas de líderes que elegemos ao longo de nossas vidas, os quais produzem homogeneidade às massas, são frutos de uma transferência de sentimentos e idealizações àquele que instauramos como Ideal de Eu. Este artigo tem como objetivo traçar um diálogo entre a psicanálise e filósofos políticos visando pensar as vicissitudes psíquicas de sujeitos que elegem líderes de características totalitárias a despeito de toda a ameaça que representam aos sistemas democráticos de governo.

Palavras-chave : Narcisismo; Ideal de Eu; Governos Totalitários; Filosofia Política.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License