SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número41O desejo de viver e a transmissão do saber: perspectivas psicanalítica e filosóficaHistória, narrativa, resistência e utopia em Georges Perec índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

FERREIRA, Felipe de Lima e  e  LAZZARINI, Eliana Rigotto. Psicanalista, o artífice das palavras: uma reflexão a partir de três concepções do tempo. Cad. psicanal. [online]. 2019, vol.41, n.41, pp. 63-75. ISSN 1413-6295.

O presente artigo visa estabelecer aproximações com o fazer do psicanalista e do artesão ourives no que tange às formas de vivenciar o tempo, suas respectivas formações e atividades. O tempo foi o eixo norteador do trabalho; usamos três concepções do tempo: tempo serial, tempo convivial e tempo de salto. Em seguida, articulamos esses modos de vivenciar o tempo com a duração das análises e a formação tanto do psicanalista como do artesão ourives. Ao final do artigo, fazemos algumas reflexões sobre a relevância da vivência do tempo de salto em momentos importantes para as duas atividades, do artesão ourives em momentos de criatividade e inventividade e do psicanalista na clínica, na formação e no processo de análise pessoal.

Palavras-chave : Psicanalista; Artesão; Tempo; Formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License