SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue41Psychoanalyst, the craftsman of words: a reflection from three conceptions of timeMemory and trauma author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

AMARAL, Inajara Erthal  and  SOUSA, Edson Luiz André de. História, narrativa, resistência e utopia em Georges Perec. Cad. psicanal. [online]. 2019, vol.41, n.41, pp. 77-102. ISSN 1413-6295.

O presente artigo pretende trabalhar a articulação entre história e resistência na obra de Georges Perec, para pensar a potência utópica de seus textos. O autor submete a si e ao leitor às contraintes, que vão construindo um caminho individual numa jornada percorrida conjuntamente, escritor e leitor. Caminho que nos aproxima da leitura psicanalítica sobre o tempo e a história para pensarmos construções de narrativas. Perec transita no limite entre o Real da letra e o Simbólico do nome. Letra que faz operar um não-lugar, possibilidade de narrar, ou seja, através de a escrita da ficção poder se contar, o que implica acessar uma memória que também é coletiva, problematizando, assim, a relação com a história.

Keywords : História; Psicanálise; Narrativa; Utopia; Georges Perec.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License