SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue41Adolescence, Mourning and HistoryConstruction of clinical case in psychiatric hospitalization: proposal of work in psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

GUERRA, Mariah Neves; BURGARELLI, Cristóvão Giovani  and  CHATELARD, Daniela. O "estranho" tempo lógico diante das disruptivas fotografias de Diane Arbus. Cad. psicanal. [online]. 2019, vol.41, n.41, pp. 155-172. ISSN 1413-6295.

Qual é o tempo do "estranho"? Que tempo é esse em que se dá a experiência de estar diante da arte e ser estranhada por ela? Aqui parto da minha experiência de olhar as fotografias de Diane Arbus - que, em seu tempo disruptivo, retratava seus freaks, personagens produzidos em sua metodologia íntima de adentrar as casas e cotidianos das pessoas que fotografava. Aproximo esse tempo produzido por Arbus da teorização de Lacan sobre o Tempo Lógico para refletir sobre o tempo da minha experiência, diante da obra da fotógrafa, com o "estranho" - noção cunhada por Freud em 1919 para dizer dos instantes em que um objeto "estranho" provoca o retorno de uma familiaridade até então radicalmente esquecida quando estamos diante dele.

Keywords : Diane Arbus; Tempo lógico; Unheimlich; Psicanálise; Arte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License