SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número41O "estranho" tempo lógico diante das disruptivas fotografias de Diane ArbusA psicanálise frente à superdotação: ensaios de uma clínica antissegregação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

VIANA, Beatriz Alves et al. Construção de caso clínico na internação psiquiátrica: proposta de trabalho em psicanálise. Cad. psicanal. [online]. 2019, vol.41, n.41, pp. 175-190. ISSN 1413-6295.

Este artigo discute as contribuições do método psicanalítico de Construção do Caso Clínico à internação psiquiátrica, a partir de questões suscitadas durante a experiência de estágio em uma Unidade Psiquiátrica no Ceará. O método é uma proposta de orientação institucional ao campo da Saúde Mental e foi utilizado como estratégia de intervenção, visando uma orientação da equipe ao tratamento de casos de difícil manejo. Essa ferramenta indicou uma abordagem diferencial dos casos, permitindo uma articulação em rede feita em equipe, além de tornar possível traçar intervenções clínicas específicas para cada paciente.

Palavras-chave : Psicanálise; Psicose; Unidades de Internação; Construção de Caso Clínico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License