SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número41A psicanálise frente à superdotação: ensaios de uma clínica antissegregação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

OLIVEIRA, Deivison Marques de  e  OLIVEIRA JUNIOR, Ari Alves de. Alucinações: índice de adoecimento ou fator de estabilização?. Cad. psicanal. [online]. 2019, vol.41, n.41, pp. 207-226. ISSN 1413-6295.

Este artigo trata de um estudo de caso de paciente atendido em um serviço de saúde do município de São Paulo (SP). Considerando que o referencial teórico psicanalítico orientou a prática clínica do processo, abordou-se a psicose em termos de estrutura clínica de linguagem, contrariamente à noção de déficit das funções psíquicas. A partir de Freud e Lacan, e suas contribuições ao estudo das psicoses, buscou-se entender quais situações, contextos e elementos intrapsíquicos se associavam à produção dos fenômenos psicóticos, seus efeitos e sua função para o sujeito, em especial no que tange à alucinação. A partir do fragmento do caso clínico, chegou-se à conclusão de que a alucinação fomenta a produção de um discurso singular, tendo uma lógica própria que se engendra a partir da experiência enigmática da psicose, sendo capaz de conduzir o sujeito à estabilização.

Palavras-chave : Alucinação; Psicanálise; Lacan; Jacques-Marie Émile; Psicose.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License