SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número42Psicanálise on line e elasticidade da técnicaA virtualidade do dispositivo de trabalho psicanalítico e o atendimento remoto: uma reflexão em três partes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

CAVALCANTE, Lina; LOURINHO, Michele  e  MARTINS, Ana Carolina Borges Leão. Quem contou os tiros que mataram Mineirinho, quem conta os dias da morte de Marielle?: Um olhar psicanalítico para uma comoção. Cad. psicanal. [online]. 2020, vol.42, n.42, pp. 47-59. ISSN 1413-6295.

O que causa nossa comoção diante de uma morte? Por que Clarice Lispector conta os tiros que mataram Mineirinho e uma parcela da população conta os dias da morte de Marielle Franco? Essas são indagações que guiam um olhar psicanalítico para a comoção exposta na crônica Mineirinho, de Clarice, oportunidade em que se realiza um entrelaçamento da psicanálise com a obra literária. Além dessa abordagem, busca-se uma relação entre a narrativa da crônica e o conceito de comoção e vida precária em Judith Butler. Há também um diálogo entre o que traz Butler e a ética trágica da psicanálise.

Palavras-chave : Psicanálise; Mal-estar; Segregação; Comoção; Literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License